quarta-feira, 12 de maio de 2010

4º Seminário de Gestão Prisional, Segurança Pública e Cidadania de Joinville

De 19 a 21 de maio de 2010, no Hotel Mercure Prinz (Joinville) acontece o Quarto Seminário de Gestão Prisional, Segurança Pública e Cidadania. A realização do evento é do Conselho Carcerário da Comunidade de Joinville, do Centro de Direitos Humanos e da Pastoral Carcerária.

Apresentação
Desde o ano de 1997, com a criação do Conselho Carcerário da Comunidade, um grupo de entidades da sociedade civil, empresas e entidades governamentais compartilha da luta pela transformação do sistema prisional, atuando no Presídio Regional de Joinville e, posteriormente, na Penitenciária Industrial de Joinville.
Nos anos de 2003, 2005 e 2007, realizamos, respectivamente, o I, II e III Seminário “Gestão Prisional, Segurança Pública e Cidadania”, com o objetivo de debater as problemáticas pertinentes ao sistema prisional e suas interfaces com segurança pública e cidadania, visando deflagrar um posicionamento voltado à priorização de políticas públicas de prevenção ao crime, de emancipação do encarcerado e de participação da comunidade.
Em 2010, pretendemos fazer um balanço da execução penal refletindo sobre os 25 anos da Lei de Execução Penal, os desafios no cumprimento dos Direitos Humanos, as relações existentes entre o aumento da vigilância, do encarceramento e dos conflitos sociais e apresentar experiências e ideias inovadoras que se contrapõem a mesmice do sistema prisional.
Existem muitas dificuldades para avançar de forma contínua e efetiva nesse assunto. Embora já seja conhecida a baixa efetividade nos resultados de políticas de repressão e exclusão para a contenção da criminalidade, a sociedade e o governo apresentam resistência em apostar em novas propostas, seja pela escassez de recursos, pela falta de compromisso, pela ideologia de vingança vigente ou pela elevada complexidade do assunto. Precisamos enfrentar a questão carcerária com a seriedade que ela merece, criando soluções que envolvam a comunidade enquanto protagonista dessas ações.
 
Público-alvo 
Autoridades e profissionais da área de segurança pública e do sistema prisional, policiais civis, militares e agentes prisionais, profissionais do Poder Judiciário e do Ministério Público, profissionais de organizações governamentais e não governamentais, Conselhos de Segurança e Conselhos da Comunidade, estudantes universitários das ciências sociais e humanas, empresários e a comunidade em geral. 

Confira a programação completa no site www.centrodireitoshumanos.org.br/. Pelo endereço eletrônico, você também poderá fazer a sua inscrição. As vagas são limitadas. Outras informações poderão ser obtidas pelo telefone (47) 3025-3447 ou pelo e-mail cdh@terra.com.br


0 comentários:

Postar um comentário