quarta-feira, 2 de junho de 2010

Polícia Militar invade a Udesc


Na segunda-feira, 31 de maio, o campus da UDESC de Florianópolis foi invadida pela polícia militar. Karem Kilim, com uma câmera fotográfica, gravou a invasão da polícia e as prisões dos estudantes. Hans Denis, fez as fotos. Ele recebeu um choque no estômago, mas continuou o seu trabalho. Juliana Kroeger editou o vídeo.


Em agosto, será lançado o documentário Impasse, com a cobertura completa de todas as semanas do protesto.


Nota do Cacau Menezes, jornalista do Diário Catarinense,
sobre a invasão da UDESC:
É democratura?
A invasão da Udesc pela Polícia Militar (estudantes foram presos em pleno pátio da universidade) é algo que não aconteceu nem na ditadura, o que permite perguntar se estamos, de fato, vivendo num Estado Democrático de Direito. Uma universidade pública é inviolável, e a polícia só pode ter acesso com permissão do reitor.

Estudantes e outros manifestantes foram reprimidos com o uso de cassetetes, gás pimenta e farta distribuição de choque elétrico. O fotógrafo Hans Denis, que cobria o confronto, levou choques na barriga. Aliás, esta nova arma vem sendo usada indiscriminadamente nos confrontos de rua e se traduz, na definição do jornalista Celso Martins, do blog Sambaqui na Rede, num “pau-de-arara portátil”. Qual o crime dos estudantes? Eles protestam, há 24 dias, contra o aumento da passagem de ônibus em Florianópolius, que passou de R$ 2,80 para R$ 2,95.

0 comentários:

Postar um comentário