segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Semiótica

Link abaixo



link para os arquivos de semiótica - http://groups.google.com/group/semiotica2010_ielusc





.

sábado, 19 de junho de 2010

Blog de Fátima Bernardes na Copa

"Onde está você, Fátima Bernardes?". Está a famosa frase do apresentador do Jornal Nacional, Willian Bonner, e que agora é também um blog. Nele, Fátima Bernardes, conta um pouco sobre a cultura africana, as dificuldades da profissão, os bastidores da TV etc. Vale apena acessar e descobrir onde está Fátima Bernardes. O endereço é: http://especiais.jornalnacional.globo.com/jnnacopa/

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Polícia Militar invade a Udesc


Na segunda-feira, 31 de maio, o campus da UDESC de Florianópolis foi invadida pela polícia militar. Karem Kilim, com uma câmera fotográfica, gravou a invasão da polícia e as prisões dos estudantes. Hans Denis, fez as fotos. Ele recebeu um choque no estômago, mas continuou o seu trabalho. Juliana Kroeger editou o vídeo.


Em agosto, será lançado o documentário Impasse, com a cobertura completa de todas as semanas do protesto.


Nota do Cacau Menezes, jornalista do Diário Catarinense,
sobre a invasão da UDESC:
É democratura?
A invasão da Udesc pela Polícia Militar (estudantes foram presos em pleno pátio da universidade) é algo que não aconteceu nem na ditadura, o que permite perguntar se estamos, de fato, vivendo num Estado Democrático de Direito. Uma universidade pública é inviolável, e a polícia só pode ter acesso com permissão do reitor.

Estudantes e outros manifestantes foram reprimidos com o uso de cassetetes, gás pimenta e farta distribuição de choque elétrico. O fotógrafo Hans Denis, que cobria o confronto, levou choques na barriga. Aliás, esta nova arma vem sendo usada indiscriminadamente nos confrontos de rua e se traduz, na definição do jornalista Celso Martins, do blog Sambaqui na Rede, num “pau-de-arara portátil”. Qual o crime dos estudantes? Eles protestam, há 24 dias, contra o aumento da passagem de ônibus em Florianópolius, que passou de R$ 2,80 para R$ 2,95.

Bom Jesus/Ielusc participa do Jucs 2010


A delegação é pequena, apenas 24 atletas, mas a vontade é grande. Pela primeira vez, o Bom Jesus/Ielusc participará dos Jogos Universitários de Comunicação Social. O JUCS 2010 será realizado na cidade de Porto União - SC e contará com 10 modalidades esportivas. Os acadêmicos do Ielusc partem de Joinville na quinta-feira de madrugada.

Os alunos do Bom Jesus/Ielusc ainda não receberam nenhum incentivo financeiro para o evento, porém produziram uma rifa que será sorteada no dia 11 de junho para arrecadar o dinheiro. A viagem custa em média 160 reais por atleta, fora alimentação. A atividade está sendo viabilizada graças aos estudantes que estão contribuindo com a organização. O GT de Cultura, Esporte e Eventos tentará durante a semana buscar algum apoio financeiro, inclusive da entidade que representa, para ajudar nas despesas.

Mais informações
GT de Cultura, Esporte e Eventos - 88368736


A tabela de jogos e outras informações no blog: http://blogdodacs.blogspot.com/

terça-feira, 1 de junho de 2010

É hoje! O dia da Imprensa!

Até o ano de 1999, o dia da imprensa era comemorado era o dia 10 de setembro. Mas você sabe por que a data mudou?

Foi em 10 de setembro de 1808 que circulou pela primeira vez a Gazeta do Rio de Janeiro, um periódico oficial que servia à Corte. Até esse ano, eram proibidas a circulação e a impressão de qualquer tipo de jornal ou livro. Porém, havia um jornal que, antes da criação da Gazeta do Rio de Janeiro, já circulava clandestinamente: era o Correio Braziliense, produzido pelo jornalista gaúcho Hipólito José da Costa Pereira Furtado de Mendonça.

Se na época as publicações brasileiras eram proibidas porque a Corte Portuguesa temia que os brasileiros fossem influenciados pelas idéias de liberdade, igualdade e fraternidade que circulavam pela Europa, o Correio Braziliense tinha que permanecer clandestino porque simpatizava com tais pensamentos.

O Correio Braziliense foi lançado em junho de 1808, ou seja, três meses antes da Gazeta. Somente em 1999 foi reconhecido oficialmente como pioneiro na história da imprensa brasileira e então, foi criada uma lei que  determinava a mudança do dia da imprensa para 1o de junho.
Fonte: www.ibge.gov.br 

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Manda Chuva [Download]



Versão em pdf para download do Jornal Manda Chuva.

Clique aqui para baixar

domingo, 23 de maio de 2010

Jornal Manda Chuva é lançado

O jornal Manda Chuva é uma proposta da disciplina de Meios Impressos do Curso de Jornalismo, com coordenação do professor Lucio Baggio. O objetivo da atividade, além de proporcionar ao aluno a experiência de como funciona uma publicação diária e todo o trabalho de apuração, é levar informação factual para os universitários da instituição, não destacando apenas assuntos de dentro da faculdade, mas de toda Joinville. A publicação conta com oito páginas e a confecção ocorreu no dia 19 de maio e a distribuição no dia seguinte (quinta-feira). A tiragem foi de 50 exemplares. O jornal conta com matérias de segurança, geral, política, esporte, cultura e uma página dedicada ao Ielusc. Veja algumas manchetes:

PRESÍDIOS
Brasil tem déficit de 180 mil vagas

EDUCAÇÃO
Crise financeira provoca demissões

MORRO DO MEIO
Moradores protestam na Câmara de Vereadores de Joinville

JUCS 2010
Jogos integram alunos de comunicação

PERSONALIDADE
Tio Neri quer se aposentar ano que vem

ARTE
Mostra de dança aquece para o Festival

A equipe do Jornal Manda Chuva:
Diagramadores: Edinei Schimieguel Knop, Eduardo Rogério Schmitz, Emanoele Girardi. Secretário de Redação: Jacson de Almeida. Repórteres: Ana Luiza Abdala José, Ana Paula da Silva, Francine Tainá Ribeiro, Mayara Francine da Silva, Priscilla Pellegrini de Miranda, Vivian Carolini Braz. Editores: Jéssica Michels, Natália Gabriela da Silva, Priscila Farias Carvalho, Sandro Alberto Gomes. Fotógrafos: Michelle Santos Braga, Patrícia Cristiane Schmauch, Paola Soares.